sábado, 28 de março de 2009

UNEF Pós: um convite para ir além


Em meio à competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem tem experiência profissional e qualificação. Utilizando-se dessa realidade, a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF lança dois cursos de pós-graduação 100% presenciais, no dia 31 de março. O coquetel de lançamento acontece às 19h30 no auditório da instituição.
Além dos cursos Gestão Estratégica de Negócios e Comunicação em Mercado, serão apresentados no evento o corpo docente de Pós-Graduação e a estrutura do Programa, além de discutir um pouco sobre a importância dos cursos na sociedade feirense.
De acordo com a coordenadora de pós-graduação presencial da UNEF, a professora mestra Aline Fonseca, os cursos escolhidos são essenciais não só para os estudantes formados pela faculdade, mas para aqueles que desejam aumentar o salário, atualizar-se, mudar de profissão, fazer contatos, dentre outras razões.

CONHEÇA OS CURSOS

Tanto o curso de Gestão Estratégica de Negócios como Comunicação em Mercado tem carga horária de 360 horas, e é direcionado aos graduados (bacharel, licenciado e tecnólogo) e aos graduandos que estejam cursando o 7º ou 8º semestre de qualquer Instituições de Ensino Superior (IES).
O curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios tem como objetivo formar profissionais das diferentes áreas de conhecimento, entendendo a importância do planejamento, da criatividade, da percepção das tendências do mercado e do empreendedorismo, na construção de ações estratégicas que garantam o sucesso dos negócios frente aos desafios atuais. O curso, ainda, habilita o individuo a atuar no ensino superior.
Já o curso de Comunicação em Mercado tem como meta formar profissionais especializados que tenham uma visão ampla para atuar em departamentos e empresas de comunicação, a fim de influenciar os processos de comunicações no mundo dos negócios. A pós-graduação permite uma percepção das variáveis do mercado, além de fornecer ferramentas para elaborar diagnósticos e estratégias com bases nas teorias que envolvem o mercado e a comunicação, habilitando o pós-graduado a atuar como professor de ensino superior.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPEX) da UNEF, professor Thiago Oliveira, os profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Publicas, Administração, Marketing, Design, Engenharia, Contabilidade, Economia e outras áreas afins, estão convidados a fazer uma das pós. “Os cursos são, na realidade, para quem deseja reciclar, ampliar e aprimorar seus conhecimentos na área de comunicação, mercado e gestão e estratégia”, salienta Thiago.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada nos informativos da UNEF e no Jornal Folha do Estado, dia 28.03.2009 )

sexta-feira, 27 de março de 2009

Vereadores colocam em prática projetos

“O papel do vereador é fiscalizar e criar alguns projetos. Eu, por exemplo, tenho alguns projetos para colocar em prática. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo municipal e do próprio Legislativo”. A definição é do presidente da Câmara Municipal de Conceição do Jacuípe (BA), João Pimentel Ribeiro Filho. Para ele, este perfil está sendo colocado em prática com êxito por seus pares.
Eleito por unanimidade logo no primeiro mandato, João Pimentel conta que o trabalho desenvolvido visa resgatar o nome do Legislativo perante a comunidade. “A Câmara passou por momentos difíceis, como, por exemplo, a falta de pagamento de funcionários e vereadores”, lembra, salientando que desde a sua posse houve muitas modificações. “Compra de equipamento, reforma no plenário, climatização da secretaria e, o principal, salário regular dos funcionários. É só o começo do nosso trabalho", conta.
Outra ação do trabalho que vem sendo desenvolvido é a reestruturação administrativa. De acordo com o presidente, o objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão. “Quando você entra na política tem que gostar de gente, amar ao seu próximo, tem que estar à disposição do público para tentar resolver alguma coisa. É assim que nós estamos trabalhando”, afirma.
Para o vereador Raimundo Ribeiro, reeleito pela sétima vez consecutiva, o trabalho tem que ser realizado com muito respeito e desenvoltura. “Cabe ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes”, ensina.
Para Reinaldo da Boa Morte (conhecido por Nadinho), o vereador “deve propor e votar leis que atendam às necessidades da população. As funções principais são justamente legislar e fiscalizar a administração municipal”.

PROJETOS
No âmbito municipal, o vereador tem outra função importante, que é apresentar projetos de interesse geral. Entre alguns projetos que pretende apresentar ainda neste primeiro semestre, o presidente da Câmara relaciona a atualização da Lei Orgânica do município, Regimento Interno e a criação do código de ética.
O vereador João Pimentel adianta que vai apresentar um projeto visando a construção do centro de apoio às pessoas portadoras de câncer, contando com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. “Todo apoio que estiver ao alcance será dado para que o projeto se torne realidade o mais rápido possível”, garante João Pimentel.
Mostrando habilidade política herdada de seu pai (João Pimentel, prefeito de Conceição do Jacuípe por duas vezes), o presidente da Câmara mantém bom relacionamento com o a atual administração. “Faço uma oposição responsável sem intrigas, visando o desenvolvimento do Município”, finaliza.

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 27.03.2009 no Jornal Folha do Estado)

quinta-feira, 12 de março de 2009

HGCA incentiva doação de medula óssea

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) abriu o cadastro para doadores de medula óssea em Feira de Santana. O transplante é a única esperança de cura para portadores de aplasias de medula óssea grave, algumas leucemias, outras doenças primárias da medula óssea e alguns cânceres avançados.
Os dados são alarmantes. De acordo com informações do Hospital do Câncer (HC) de São Paulo, o Redame (Programa de Cadastro de Receptores de Medula Óssea) constatou que 2 mil pacientes aguardam para fazer o transplante. Enquanto, no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) existem 300 mil inscritos para o processo. “Parece grande o número de doadores, mas não é, pois para cada doador não aparentando a probabilidade para ser compatível é de um para cem mil portadores da doença”, afirma a assistente social do Clériston Andrade, Rita Guirra.
A possibilidade de encontrar doador relacionado é pequena – aproximadamente 35% dos pacientes têm irmãos em condições de doar. Devido à redução da família nuclear brasileira, a tendência é diminuir mais esta percentagem. O estudante Jerferson Cintra, de 21 anos, é um exemplo. Ele, que desde dezembro está internado no HGCA, é portador da anemia aplástica, mas as medulas ósseas dos seus pais e irmão são incompatíveis com a dele.
A doença é provocada quando a medula óssea produz em quantidade insuficiente os três diferentes tipos de células sanguíneas existentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Já a leucemia (que para ser tratada é necessário, também, o transplante de medula óssea) é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida.
De acordo com a médica assistente do HGCA, Clara Leão, que cuida do caso de Jerferson, o hospital não propicia o tratamento necessário para a cura. “Ele não está respondendo ao tratamento e precisa ser levado a um centro de referência em hematologia em Salvador”, conta a médica, que salienta: “É preciso que as pessoas colaborem fazendo doações de medula óssea e sangue, já que durante o tratamento dessa doença os pacientes precisam de sangue, como é o caso de Jerferson”.

Informações essenciais para doação da medula óssea


O estudante Jerferson Cintra é uma das inúmeras pessoas que necessitam do transplante de medula óssea. Segundo ele, a doença não é motivo para desistência de uma vida promissora. “Desde quando descobri a minha doença, tento levar uma vida normal, como todas as outras pessoas. Existem pacientes com estados piores que o meu e que já estão há mais tempo no hospital. Com isso, como poderei desistir assim? Acredito na minha recuperação”, afirma o jovem.
Ele se diz ciente da gravidade da doença e das dificuldades que tem de enfrentar para conseguir um transplante. "Os três meses no hospital estão sendo difíceis, mas não deixo de estar esperançoso com minha recuperação", afirma o estudante. De acordo com a médica assistente do HGCA, Clara Leão, é impressionante a força de vontade do rapaz. “Ele, desde quando chegou ao hospital, nunca apresentou depressão”, diz a médica.

TRANSPLANTE

Para ajudar os pacientes com o transplante de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. De acordo com Rita Guirra, assistente social do HGCA, para se cadastrar o candidato a doador deverá procurar o hospital, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
“Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação”, explica Rita. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.
O critério para selecionar os pacientes que passam pelo transplante é a entrada no sistema do Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), através do qual será efetuada a conexão com os dados existentes no Redome e a localização do doador. Se o paciente tem a indicação do transplante e for inscrito no Rereme, ele fará o procedimento (transplante) logo que for localizado o doador. O transplante só não será realizado uma vez que o estado geral do receptor piore.

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 13.03.2009 no Jornal Folha do Estado)


segunda-feira, 9 de março de 2009

Dilma, a candidata do presidente Lula, hoje em Feira

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousselff, estarão em Feira de Santana hoje (07), a partir das 10 horas, no Bairro Conceição. O governador e a ministra estarão na cidade para inspecionar que aqui estão sendo realizadas pelo Governo Federal através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A ministra visita o canteiro de obras de habitação do PAC, em Lagoa Grande. Lá, ela e o governador falam à imprensa. Em seguida, participam do ato de assinatura da ordem de serviço da segunda etapa das obras.
Na ocasião da visita, o vereador Ângelo Almeida pretende entregar a ambos um documento reivindicando a instalação de uma delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana, antigo pleito da sociedade para proporcionar maior segurança à população.
Logo após, eles sobrevoam de helicóptero os locais da Baía de Todos os Santos que serão beneficiados com obras de saneamento e despoluição, envolvendo 10 municípios. Às 19 horas, eles seguem para o Fórum Ruy Barbosa, para as comemorações do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia, e às 21 horas, irão jantar no restaurante Cais da Ribeira, do Hotel Pestana (Rio Vermelho), oferecido pelo governador Jaques Wagner.

DESEMBARQUE

Dilma Rousselff desembarcou em Salvador na tarde de ontem (6) para uma visita de dois dias à Bahia. Acompanhada pelo governador Jaques Wagner, participou do ato que marca o início das obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, na Associação Comercial da Bahia, no Comércio. Na mesma solenidade, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, assina ordens de serviço para a recuperação de 3.500 quilômetros de rodovias no estado.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 07.03.2009 no Jornal Folha do Estado)

sábado, 7 de março de 2009

Realidade dedica programa às Mulheres


Diversidade e interatividade na nova roupagem do Programa de rádio da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana UNEF. Produzido pelos estagiários da Agência Experimental de Comunicação Escola de Idéias (EI), o próximo Realidade será totalmente dedicado as mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da mulher, 08 de março. O Realidade é veiculado aos sábado, das 14 às 15 horas, na Sociedade AM 970.
O Programa traz em seus novos quadros que mostram a importância da responsabilidade social, ambiental, saúde, dentre outros. As convidadas da vez é a nutricionista Ranna Graciele Alcântara, que abordará assuntos sobre a saúde da mulher, e a sexóloga Dalva de Oliveira que discute sobre o tema: A Mulher e sua Sexualidade.
Ainda na programação do Realidade, no quadro “Consciência Cidadã”, os ouvintes poderão acompanhar a cobertura completa da entrega das latas de leite em pó arrecadada no vestibular 2009.1 da UNEF. Confira também o “Repórter 2’ .5”, onde a estudante de jornalismo Paula Macedo apresenta uma matéria gravada por ela, em dois minutos e cinquenta segundos.
Garanta sua participação, e procure a Escola de Idéias ou mande um e-mail para agenciaescoladeideias@hotmail.com. Você também pode adicionar o Programa Realidade em seu MSN : realidade.unef@hotmail.com.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada nos informativos da UNEF e no Jornal Folha do Estado, dia 06.03.2009 )

Formandos em administração colam grau neste sábado

A solenidade de formatura 2008.2 da turma de Administração, da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), será realiza neste sábado (07). Em ato programado para às 19h30, 21 alunos colarão grau na casa de eventos Spazzio.
Esta será a 5ª turma graduada do curso pela Instituição. No convite, os novos profissionais de administração falam sobre os Tempos Modernos. “Que nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes proezas da história foram conquistadas por que apareciam impossíveis”, diz a turma no convite baseado nos dizeres do Charles Chaplin.
A turma tem como patrono o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho e como paraninfo Juarez Ronaldo de Carvalho. Os formandos prestam homenagem também aos professores Carlos Rangel Portugal Pereira e como destaque a professora Aline Fonseca Gomes.
Este é um momento muito importante para a UNEF, pois novos profissionais entram no mercado de trabalho certos de que a missão da instituição de foi cumprida com excelência.

Formandos

Aderval Oliveira Matos
Adriana Pedreira de Santana
Ady Mery as Silva
Alexandre Lacerda de Brito
Alzira Cristina Cruz
Andréia Pereira da Silva
Cleiton dos Santos
Ellen Antunes de Carvalho
Everaldo Pereira de Carvalho
Grazielly da Silva Nascimento
Heraldo Rocha Nunes
Márcio Cristiano Sant’Anna Lima
Monique Ferreira Miranda
Nielson Souza Torres
Humberto Vitor Barbosa P. Júnior
Ilara Romanna Costa Curcino
Iolanda Menezes Dórea
Normeu da Silva Reis
Paulo Ricardo Souza Sampaio
Rosemeire dos Santos Gonçalves
Jaqueline Oliveira dos Santos
Jonas Costa Oliveira
Risomario lobo da Silva
Silene do Vale Anunciação
Por: Williany Brito
(Matéria publicada nos informativos da UNEF e no Jornal Folha do Estado, dia 07.03.2009 )

quarta-feira, 4 de março de 2009

Fumacê começa combate a dengue nos bairros

Diante da constatação de que a maior quantidade de focos do mosquito da dengue está nas residências, foi iniciada nesta semana em Feira de Santana uma nova ação visando o combate a doença. A operação fumacê, determinada pelo estado, é um reforço ao trabalho que vem sendo feito pelos Agentes de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, na eliminação dos criadouros do vetor no município.
O primeiro ciclo de aplicação do inseticida começou na tarde da última terça-feira nos bairros Conceição I e II, Alto do Papagaio, Estação Nova, Caseb e Parque Ipê, (bairros com maior incidência de focos). A ação pode se estender, caso notificado, por outros bairros. A operação ocorre em dois horários: das 8 ao meio-dia e das 14 às 18 horas.
Para o aposentado Domingos Ramos de Souza, a falta de atenção dos visinhos com a dengue é muito comum. “A gente vê o tempo todo na televisão, no jornal, em todos os lugares sobre as precauções que devemos ter com a dengue. No entanto, meu vizinho mantém a caixa d’água aberta há dias. O que adianta eu me preocupar com a doença se meu visinho não se previne?”, reclama o morador da Conceição II, um dos bairros notificados.
A técnica de referência de endemia da 2ª Dires, Maria Fátima Cruz, informou que 125 Agentes de Combate a Endemias estão atuando na cidade juntamente com os carros fumacê combatendo a doença. “O que nós queremos demonstrar é que o poder público tem trabalhado, buscando parcerias para que a nossa população esteja protegida do mosquito, da doença”, afirma a técnica, que salienta: “Mas essa luta não é somente do governo municipal e estadual. Essa luta é também da comunidade, uma vez que os focos estão dentro das casas”.
Entretanto, a diretora da 2ª Dires, Iraci Leite, salienta sobre os cuidados que se deve ter no uso do fumacê, já que, utilizado com freqüência e em grande quantidade, pode prejudicar o meio ambiente. “O fumacê não mata larvas, elimina somente o mosquito adulto. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, deve ser utilizado exclusivamente quando há casos de notificações”, afirma a diretora.
Expectativas - Os organizadores esperam contar com a compreensão de toda a população, deixando portas e janelas abertas e protegendo pássaros domésticos. “Esse trabalho é muito importante para garantir a saúde de todos e colocar a dengue longe da nossa cidade e dos nossos lares”, finaliza a diretora.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 05.03.2009 no Jornal Folha do Estado)