quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia Nacional do Futebol: Presidente da Portuguesa relembra fatos históricos

Você sabia que no dia 19 de julho comemorou-se o Dia Nacional do Futebol? A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, com objetivo de homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. Vinte quatro anos depois, no dia 17 de dezembro de 1924, nascia Associação Atlética Portuguesa – AAP, na cidade do Rio de janeiro.

O presidente da Associação, João Rêgo, conta que ao longo dos anos os clubes tiveram que se organizar para conseguir investimentos, e “manter-se caminhando com as próprias pernas, conquistando títulos e torcedores”.

Ele lembra, ainda, de dois fatos históricos marcantes desde que o futebol chegou ao Brasil, em 1849. O primeiro deles foi quando o rei Pelé fez uma visita a África no ano de 1969, em plena a Guerra Civil na África. “Para que Pelé e o time do Santos FC transitassem em segurança, as forças rivais declararam a interrupção das agressividades, chegando a ocorrer, numa região de fronteira, a transferência da delegação sob tutela de um exército para o outro”, conta o presidente.

O outro importante fato relembrado por ele foi em 2004, quando o Brasil teve que fazer um amistoso contra a Seleção do Haiti, em Porto Príncipe, no Haiti. “Não era um amistoso comum. Era o jogo da paz. A capital desse país parou, e as pessoas se emocionaram e choraram ao ver seus ídolos. O futebol é motivo de alegria para muitos. É um jogo emocionante e pouco previsível. Deve ser por isso que as pessoas são apaixonadas por essa modalidade”, disse o dirigente.

EVOLUÇÃO DO FUTEBOL

Dentre as mais variadas modalidades futebolísticas, temos o futebol de campo, o futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar, que vem sendo praticada, é o futebol de botão (conhecido também como futmesa), feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas.

Para Pedro Carlos de Oliveira, diretor do Departamento de Futmesa da Lusa, a modalidade pode ser praticado dos 8 aos 80 anos, desde que “aliado com habilidade e raciocínio”. “O que antes era apenas ‘brincadeira de criança’, tornou-se uma febre. Há várias modalidades praticadas como: disco, dadinho e pastilha”, explicou o diretor.

Segundo ele, a modalidade foi “abraçada” por diversos clubes do Brasil, inclusive a Portuguesa. “Temos por todo o país campeonatos estaduais, regionais e brasileiros, divididos nas categorias: Livre, juvenil, júnior, sênior e máster”, contou Pedro Carlos.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 03.08.2011.

0 comentários:

Postar um comentário