domingo, 26 de dezembro de 2010

Operação detém cinco pessoas e fecha laboratório clandestino em Feira



Dentre as mercadorias apreendidas, haviam computadores, aparelhos celulares, fax e notas fiscais (foto: Aldo Matos)


Operação simultânea da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária Municipal, resultou no fechamento de um laboratório clandestinoque fabricava medicamentos fitoterápico e na prisão de cinco pessoas. A intervenção aconteceu nesta sexta-feira (8) em Feira de Santana, na Travessa Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, através de uma denúncia.

Segundo Marcos Alexandre Dantas Maxímo, da Vigilância Sanitária, a operação vem sendo realizada desde a última segunda-feira (4), em toda Bahia. Ele contou que o estabelecimento estava em funcionamento e comercializavam produtos fitoterápicos sem registro na Anvisa e máquinas para a fabricação dos medicamentos.

Foram detidos José Carlos Correia da Silva, Cristiano de Araújo Marques, Gerson Andrade da Silva, Gianini Ribeiro Santana e o advogado Marco Aurélio Gomes. Segundo o vigilante sanitário Marcos, dentro do carro do advogado, foram encontrados computadores, aparelhos celulares, fax e notas fiscais que eles haviam retirado do local. O vigilante contou, ainda, que Marco Aurélio foi flagrado retirando os materiais do estabelecimento que já haviam sido lacrados.

Os acusados foram conduzidos para o Complexo Policial pela PRF. Segundo o delegado plantonista da 1ª Delegacia, Carlos Lins, os cinco foram autuados por falsificação e transporte de medicamentos terapêuticos, podendo pegar de 10 a 15 anos de reclusão, e por formação de quadrilha.

Durante a semana

Na última terça-feira (6), três estabelecimentos foram fechados, quatro pessoas foram presas e medicamentos controlados foram apreendidos durante operação conjunta da Polícia Federal, Rodoviária Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária dos município de Feira de Santana e Vitoria da Conquista.

Os estabelecimentos foram fechados, pois não tinham alvará de funcionamento e comercializavam produtos fitoterápicos, químicos e suplementos alimentares sem registro na Anvisa. Ninguém foi preso na ação.


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 08.10.2010

0 comentários:

Postar um comentário