quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TUDO PRONTO PARA O CARNAVAL


Foliões contam os dias para o maior carnaval do Brasil
Contagem regressiva para o Carnaval: a festa mais esperada pelos quatro cantos do país. O festejo é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, destino escolhido por grande parte dos foliões de Feira de Santana e região para cair na gandaia. Na calmaria ou na agitação, não há regras ou restrições. Seja atrás dos trios elétricos, na praia ou longe de toda agitação, a finalidade é aproveitar o primeiro feriado prolongado do ano para se divertir.
Os apaixonados por Carnaval não conseguem controlar a ansiedade. É o caso do jornalista Thiago Oliveira, 26. Ele está contando os dias para deixar Feira e curtir durante cinco dias a festa. “Todo ano curto o carnaval. Adoro a energia das pessoas atrás do trio, a diversidade cultural. Essa é a hora do Brasil mostrar a sua cultura aos turistas estrangeiros. Os melhores artistas estão aqui na Bahia”, afirma o jornalista, que já garantiu seus abadás para cair na folia.
Fã da festa, que neste ano vai de 13 a 17 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, a professora de enfermagem Tânia Cristina Fernandes, 37, conta que sempre viajou para outras cidades nesse período, mas que a preferência é Salvador. “Sou baiana. O sangue baiano corre nas veias. Então, a tendência é dançar e pular atrás do trio”, diz, animada. Segundo ela, o carnaval não se resume à multidão. A praia também fará parte do feriado dela e da família. “Além de ficar no circuito Barra Ondina, eu, meu esposo e minha filha vamos pegar uma praia”, conta.
Para a professora Rita de Cássia Passos Moreira (foto), 25, “a energia e a diversão do carnaval de Salvador não se compara”. Ela elogia a segurança do folião pipoca na festa: “Você não vê brigas e policiais circulam a todo o momento. Até o folião que está fora das cordas se diverte com tranquilidade, com segurança”, afirma a professora, que sai de Feira sozinha para encontrar a amiga em Salvador. “Curti o carnaval ano passado, a convite de uma amiga. Ela refez o convite e eu não pensei duas vezes”, diz.

SOSSEGO
Segundo dados de uma das agências de turismo mais procuradas em Feira de Santana, 60% dos pacotes turísticos vendidos para o período do carnaval no Brasil é para Linha Verde, Bahia. Essa é a primeira rodovia ecológica do país, construída a partir de estudos de impacto ambiental. É ideal para quem busca tranquilidade.
Ela começa na Praia do Forte, famosa por uma das mais importantes áreas de proteção ambiental do Brasil (o Projeto Tamar) e abrange cinco municípios: Mata de São João (Praia do Forte e Imbassaí), Entre Rios (Porto Sauípe, Massarandupió e Subaúma), Esplanada (Baixio), Conde (Barra do Itariri, Sítio do Conde, Poças, Siribinha e Barra do Itapicuru) e Jandaíra (Costa Azul e Mangue Seco) além de diversas localidades da faixa costeira, que compreendem uma área de 1348 km2, em uma extensão litorânea aproximada de 195 km.
“Apesar dos pacotes turísticos na Bahia serem a preferência dos feirenses, tem muitas pessoas que estão saindo do país. Dependendo da época, fica mais barato viajar, por exemplo, para Buenos Aires do que para Fortaleza”, revela a executiva de vendas, Jaqueline Pedrosa.

CRUZEIRO
Segundo a executiva de vendas, os cruzeiros marítimos também atraem muitos “foliões”. “Várias pessoas já garantiram suas viagens pelo mar, no período do carnaval. O percurso mais escolhido foi o que sai de Salvador com destino a Maceió, Recife, Fortaleza e, por fim, João Pessoa”.
De acordo com ela, os interessados devem se apressar para garantir o passaporte da alegria. “As pessoas tem o costume de deixar tudo para última hora, inclusive o destino para o carnaval. No reveillon, aconteceu a mesma coisa. Isso pode se tornar um grande problema para quem planeja passar esse período longe de casa, pois é difícil achar pacotes turísticos nas vésperas da festa”, avisa Jaqueline.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 07.02.2010)

1 comentários:

Anônimo disse...

A linguagem usada nesta matéria tornou a leitura mais leve.
Boa matéria.
Parabéns!

Paulo

Postar um comentário