sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER NOS CURSOS GRATUITOS DA CASA DO TRABALHADOR

Terminam nesta sexta-feira (1º) as inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos, gratuitamente, pela Casa do Trabalhador. Ao todo, estão sendo oferecidas 167 vagas ofertadas, entre pedreiro, pintor e carpintaria. Os três cursos possuem carga horária de 200 horas.
No momento da inscrição, o candidato deve estar munido de todos os documentos. É necessário apresentar, originais e Xerox, do RG, CPF e comprovante de residência, além da carteira de trabalho. São pré-requisitos para inscrição a escolaridade, diferente para cada curso, e estar desempregado. Para o curso de pedreiro e pintor é exigido o ensino básico (até a 4ª série), enquanto que para o curso de corte e costura é exigido o ensino fundamental (até a 8ª série).
De acordo com a Casa do Trabalhador, os candidatos inscritos passarão por uma avaliação final, que será realizada pela equipe pedagógica do órgão. O horário determinado para as aulas foi escolhido pensando em não interferir nas atividades realizadas pelos trabalhadores durante o dia.
As aulas terão início na segunda-feira (4) e acontecerão no Ceteb, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h . Os cursistas terão direito a vale transporte e lanche.
“Há vagas no mercado. O difícil é achar pessoas qualificadas para trabalhar. Por isso o órgão abriu essas vagas, para que os trabalhadores possam se qualificar”, afirmau o Secretário de Desenvolvimento Social, Magno Felzenburg.

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 01.10.2010

COMÉRCIO ABRE NO DIA DAS CRIANÇAS

O Sindicato do Comércio de Feira de Santana firmou acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio para abertura dos estabelecimentos no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. O objetivo é iniciar o aumento das vendas de fim de ano.
Foi acertado que de segunda a sexta-feira (4 a 8 de outubro), o comércio fica aberto até às 19 horas; no sábado (9), os consumidores terão até ás 15 horas para fazer suas compras; Já na segunda (11), fica com as portas abertas até às 19 horas; e na terça-feira (12), Dia das Crianças, o comércio funciona das 9 às 14 horas.
O Dia das Crianças, data amplamente aguardada, deverá ser basicamente uma preliminar do Natal, segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes.
- A expectativa é um aumento de 15% nas vendas para este fim de ano, devido aos preços que estão razoáveis, os juros baixos e o dólar, que influencia muito nos negócios ligados a importação. Quem comprou com dólar agora, para revender em dezembro, vai continuar com preço baixo.
De acordo com levantamento da Serasa Experian sobre perspectivas dos empresários, 57% dos entrevistados disseram que acreditam no aumento do seu faturamento neste ano em relação a 2009. Essa parcela é a maior já verificada pela Serasa desde o início da pesquisa, em 2005.
Entre as regiões pesquisadas, o Nordeste é a que está mais otimista, com 72% dos varejistas acreditando que aumentarão seu faturamento neste ano, em relação ao ano de 2009. Na sequência, aparecem Norte (61%), Centro-Oeste (56%), Sudeste (55%) e Sul 50%.

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 30.09.2010

BANCOS DE FEIRA ENTRAM EM GREVE A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA



Em assembléia realizada na noite desta terça-feira (28), bancários de Feira de Santana rejeitaram a proposta de reajuste oferecido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e decidiram paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (29). O reajuste oferecido pela Febraban é de 4,29%, contra 11% reivindicado pela categoria. A greve é por tempo indeterminado e vale para bancos públicos e privados.
Além do reajuste salarial, que chegaria ao valor de R$ 2.147 (piso Dieese), o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana quer bancos funcionando das 8 às 18 horas. O aumento no número de funcionários e ampliação do horário de atendimento, para melhor servir a população, são outras exigências. A diminuição das taxas, tarifas e as metas abusivas de vendas foram destacadas pelo Sindicato como problemas a serem resolvidos.
Várias reuniões aconteceram na tentativa de negociação, mas sem sucesso. A última foi realizada no dia 12 deste mês. Segundo o Sindicato, a paralisação é a única arma que o trabalhador tem para contestar. Com isso, todos os serviços bancários executados dentro das agências deverão ser suspensos e, de acordo com a lei de greve, somente serviços essenciais - que no caso dos bancários são as atividades com documentos de compensação - serão efetuados durante a paralisação.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 28.09.2010

CONSTRUTORAS QUE COBRARAM JUROS ANTES DA ENTREGA DOS IMÓVEIS TERÃO QUE RESTITUIR EM DOBRO OS CONSUMIDORES

Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de proibir a cobrança de juros antes da entrega das chaves, as construtoras terão que devolver em dobro os juros pagos pelos clientes. Várias pessoas já acionaram o Procon de Feira de Santana contra as cobranças abusivas das empresas na cidade.
Conforme o STJ, a cobrança dos juros antes da entrega do empreendimento era prática comum entre as construtoras, mas começou a ser limitada após o surgimento do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, que considera nulas as cláusulas abusivas de contrato. “O Procon vem recebendo reclamações a cerca das disparidade dos financiamentos próprios das construtoras de Feira, algumas com cobranças até a cima da média do mercado”, revela o diretor do Procon, Kelton Arapiraca.
As construtoras serão obrigadas a pagar em dobro a taxa que foi cobrada. “Deve-se analisar durante quanto tempo foi pago esses juros. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os clientes têm o direito a restituição, inclusive em dobro, desses valores pagos a títulos de juros durante a construção do imóvel”, afirma Kelton.
De acordo com ele, para reaver o dinheiro pago, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, como o próprio Procon, o Juizado de Defesa do Consumidor ou, até mesmo, a justiça comum. “Através do Ministério Público está se buscando essa restituição aqui na cidade. As dúvidas de como proceder podem ser esclarecidas no Procon”, salienta o diretor.
Mas, mesmo com a decisão da Corte, a atenção ao assinar contratos deve ser redobrada. “Cuidados como: prestar atenção no valor que está sendo acertado o imóvel, para que a construtora não faça cobrança de juros de forma escondida; uma preocupação maior na assinatura do contrato; analisar bem a proposta; e não se deixar levar pela emoção no ato da compra”, orienta o diretor do Procon.

Campanha
O STJ deixou clara a ilegalidade dessa cobrança. Por conta dessa decisão, o Procon de Feira de Santana vai iniciar uma campanha de conscientização junto as empresas construtoras para que seja banido a cobrança de jurus. “A maioria das construtoras vem praticando essa irregularidade. Passadas as eleições, o órgão vai marcar uma reunião para discutir a nova realidade", diz Kelton Arapiraca.


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 28.09.2010

BANCÁRIOS PODEM ENTRAR EM GREVE A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

Os bancários podem entrar greve por tempo indeterminado em todo o país a partir desta quarta-feira (29). Assembléias serão realizadas a fim de discutir a viabilidade da paralisação já no dia seguinte. Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e representantes da Federação Brasileira de Bancos – Febraban se reúnem nesta terça-feira (28), às 18h30, no próprio Sindicato.
Várias reuniões aconteceram na tentativa de negociação, mas sem sucesso. A última foi realizada no dia 12 deste mês. Segundo o Sindicato, a paralisação é a única arma que o trabalhador tem para contestar. “A categoria está muito chateada. Não justifica os banqueiros, como todo esse lucro, não propor nenhum aumento real”, afirma o diretor do Sindicato, Edmilson Cerqueira.
Reivindicações - Além de 11% de reajuste salarial, que chegaria ao valor de R$2.147 (piso Dieese), o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana quer bancos funcionando das 8 às 18 horas. O aumento no número de funcionários e ampliação do horário de atendimento, para melhor servir a população, são outras exigências.
A diminuição das taxas, tarifas e as metas abusivas de vendas foram destacadas pelo Sindicato como problemas a serem resolvidos.


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 28.09.2010

DEFENSORIA PÚBLICA ORIENTA IDOSOS SOBRE SEUS DIREITOS



A Defensoria Pública de Feira de Santana realizou, na manhã desta segunda-feira (27), uma palestra para conscientizar jovens, adultos, crianças, idosos sobre os direitos da pessoa idosa. O evento, que aconteceu no auditório do Senac, faz parte do projeto "Ação Cidadã - Velhos Amigos".
O que motivou a instituição a realizar esta Ação Cidadã, lançada em 2008, foram as estimativas do atendimento realizado pela Defensoria Pública Especializada da Pessoa Idosa: em cerca de 70% dos casos de violência contra esta fatia populacional, a família aparece como a principal responsável pelo ato.
De acordo com a coordenadora da Defensoria Pública, Sandra Falcão, entre os tipos de violência registrados estão retenção, empréstimo consignado fraudulento ou coativo, ameaça, abandono, cárcere privado e maus tratos.
- É uma ação promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os direitos dos idosos: todas as condições e acessibilidade a saúde, transporte público nessa cidade.

Confira os direitos dos idosos de acordo com Estatuto do Idoso:

Saúde - O idoso deve ter atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses. Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade. O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos - Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível. Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono - Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa. Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.
Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Entidades de Atendimento ao Idoso - O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

Lazer, Cultura e Esporte - Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

Trabalho - É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.

Habitação - É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 27.09.2010

SINDICATO REALIZA ASSEMBLÉIA PARA DEFINIR NOVO PISO DO COMERCIÁRIO

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana – SECOFS, convoca os comerciários para uma assembleia nesta quinta-feira, às 18 horas, na própria associação. O objetivo é discutir sobre o novo piso salarial dos trabalhadores do comércio.
- Esperamos que os trabalhadores do comércio compareçam para participar e debater conosco a nossa conversão coletiva. Os comerciários irão assistir as discussão das cláusulas e também poderão trazer sugestões para que a gente possa incluir na pauta. Temos que lutar para conseguir o melhor para nossa categoria.
Atualmente, todos os empregados do comércio do município, que exerçam funções típicas de comerciário, tem o piso salarial de R$ 550. Segundo o presidente do SECOFS, Delcio Mendes Barbosa, ainda não há proposta do valor do reajuste salarial:
- Ainda não temos a proposta. No decorrer da discussão, vamos ver o que vai surgir de novidade para que a gente possa apresentar, e chegar a uma decisão.


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 27.09.2010

MUDANÇA DE ESPAÇO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA MARCA A SEMANA DO IDOSO EM FEIRA



Para marcar a Semana Municipal do Idoso, será inaugurado nesta segunda-feira (27), às 15 horas, o novo espaço do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira. Em função do desenvolvimento do programa, foi ampliado de 68 para 200 o número de pessoas assistidas no local.
O Centro, com estilo colonial, foi adaptado para melhor oferecer condições de vida para a terceira idade, com piso tátil e rampas para cadeirantes do programa ProRampas, sanitários adaptados e com portas bem largas. No mesmo lugar, também, tem sala específica para realização de cursos de artesanato, corte e costura e artes plásticas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, no Centro há salas para recepção, setor administrativo, sala para apresentação de data show, filmes e palestras, cozinha ampla, baterias de sanitários masculinos e femininos, almoxarifado e depósito e mais três salas de atendimento, distribuídas entre setor de psicologia, serviço social e sala de enfermagem.
- Como o novo prédio é bem mais amplo, nestas instalações temos condições de oferecer serviços de enfermagem, onde as pessoas na terceira idade poderão fazer teste de glicemia e ainda aferir a pressão arterial; um psicólogo, pois é normal que o idoso, ao passar dos anos, tenha problemas, como depressão; e assistente social é de extrema importância porque vai trabalhar, também, a família desses idosos.

Atividades fora do Centro
Paralelo a isso, todas as quartas e sextas os idosos estão tendo aula de hidroginástica e aula de dança de salão, no Feira Tênis Clube. O secretário salientou a importância do investimento nessa área:
- É muito importante as atividades, pois, através do exercício, há uma melhora significativa na saúde e na auto-estima. O mais importante é investir no social. O compromisso é fundamental para que a gente tenha, acima de tudo, uma sociedade mais harmônica, justa, fraterna e as pessoas com mais qualidade de vida.
O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira saiu da rua Jorgina Erisma para o novo endereço, rua Manoel Bandeira, no Centro da cidade (próximo a estação rodoviária).


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 27.09.2010

DIA D DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA ACONTECE NESTE SÁBADO



A meta é proteger 46 mil animais em Feira de Santana (Foto: Williany Brito)


Neste sábado (25) acontece o dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos de toda Bahia. Em Feira de Santana, a meta é proteger 46 mil animais. A vacinação está sendo realizada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos postos da Unidade Básica de Saúde (UBS), das até 17 horas.
Intitulada “Quem Ama Cuida”, a campanha de vacinação realizada pelo Centro de Zoonoses de Feira de Santana teve início no dia 23 de agosto e já vacinou aproximadamente 24 mil animais, entre eles cães e gatos.
Segundo a coordenadora do Centro, a médica veterinária Mirza Cordeiro, a vacinação é indiscriminada devendo ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.
De acordo com dados do GT-Raiva da Sesab, o registro do último caso de raiva humana no Estado foi no ano de 2004, em Salvador. Em 2010, até o momento, foram diagnosticados por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen), 30 casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposa e morcegos.
Onde vacinar - Não há equipes volantes realizando a vacinação, portanto as pessoas devem levar seus animais aos postos fixos ou em escolas municipais dentre elas: Escola Monteiro Lobato, Cícero Carvalho, Áureo Filho, Ana Brandoa, Alda Marques e Oyama Figueiredo.

Raiva
A doença é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%, de acordo com informações da Sesab. A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico.
Caso a pessoa tenha sido mordida por um animal raivoso e que não tenha recebido o tratamento preventivo, esta pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.
Especialistas alertam que os animais domésticos - principalmente cães e gatos - são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem, mas animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmitir a doença.
Mais informações pelos telefones 3614-3613 (segunda-feira a sexta-feira) e 3602-8409 (sábado e domingo).

Por Williany Brito
(Com informações do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 25.09.2010

COMANDO GERAL FAZ PLANEJAMENTO DE QUANTOS RECÉM FORMADOS DA PM FICAM EM FEIRA

O treinamento é uma iniciativa do Comando Geral da PM,
que tem como objetivo, para este ano, aperfeiçoar
820 policiais militares da Região Leste (foto:CPRL)


O Departamento de Pessoal da Polícia Militar da Bahia ainda não decidiu quantos dos 143 policiais recém formados vão ficar em Feira de Santana. A previsão do Comando Geral da PM é que boa parte dos homens fiquem no município. O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) possui 162 unidades militares, entre batalhões e companhias independentes.
Em entrevista ao ACORDA CIDADE , o comandante geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, contou que já está sendo feito um planejamento da distribuição dos policiais.
- Feira vai ficar com boa parte dos policiais que se formaram. Temos que mobiliar a cidade com mais policiamento, fazendo uma proteção ostensiva. Mas, precisamos de ajuda, parceria para diminuir o índice de violência.
Treinamento
O CPRL, em cumprimento da Diretriz do Departamento de Ensino da Policia Militar, inicia Treinamento de Técnicas e Táticas Policiais, para 120 militares. O projeto visa aperfeiçoar os conhecimentos das atividades fins executadas no cotidiano do policial militar, com treinamentos de gerenciamento de crise, técnica de abordagem, defesa pessoal e tiro defensivo.
O treinamento é uma iniciativa do Comando Geral da PM, que tem como objetivo, para este ano, aperfeiçoar 820 policiais militares da Região Leste. Os núcleos de treinamento estão distribuídos em sete cidades: dois em Feira de Santana e um em Irêce, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Itaberaba e Euclides de Cunha.

Por Williany Brito
(Com informações do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 25.09.2010

LICENÇA PECÚNIO: AGENTES DE ENDEMIAS E COMUNITÁRIOS FICAM DE FORA DO BENEFÍCIO



O anúncio da licença foi feito nesta quinta-feira (23),
pelo prefeito Tarcízio Pimenta (Foto: Ed Santos)
Enquanto os professores e servidores públicos comemoraram o anúncio, nesta quinta-feira (23), do Governo Municipal sobre o pagamento da licença pecúnio, os agentes de endemias e comunitários estão inconformados por não terem feito a solicitação da licença. Eles foram informados que o benefício não seria liberado e ficarão sem receber montante.
Os funcionários têm direito a três meses de férias ou de recebê-las em forma de pecúnio (dinheiro), com o pagamento de três salários, a maneira mais usual entre os premiados. Mas, de acordo com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e do Sindicato dos Agentes de Endemias, o prefeito Tarcízio Pimenta afirmou para as categorias que a Prefeitura não tinha como realizar o pagamento no momento. Alguns pediram as férias e, agora, não têm mais direito aos benefícios.
“Desde 2009, entramos com o pedido do benefício. Foi dito para nós que a prefeitura não tinha recursos para pagar. Foi feita rodadas de negociações, inclusive com o antigo secretário, João Carlos Cavalcante. Daí, foi feito um levantamento de quantos a gente teria para receber o benefício. O resultado desse levantamento foi que não teria recursos para pagar”, conta Rosemeire Azevedo, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.
“Vários agentes foram orientados por nós do Sindicato de Endemias e da Associação de Endemias para dar entrada na sua licença para gozar dos seus benefícios. Afirmaram para a gente que não iria haver pagamento. Agora, todos estão se sentindo prejudicados”, diz o representante dos agentes de endemias, Roberto Carvalho.
Ele salienta que há um atraso de mais duas licenças pecúnio: “Ainda falta fazer o pagamento de duas licenças. Entendemos, perfeitamente, a busca dos recursos para os professores, mas o prefeito deveria, também, pagar os atrasados dos servidores públicos.
O benefício
A licença prêmio é um benefício concedido a servidores efetivos que atingem cinco anos de trabalho ininterruptos, com menos de 30 faltas nesse período e sem penalidades administrativas, com exceção às advertências. Os funcionários enquadrados nestes quesitos têm direito a três meses de férias ou de recebê-las em forma de pecúnio (dinheiro), com o pagamento de três salários, a maneira mais usual entre os premiados.
Para receber a licença prêmio, as faltas abonadas, as justificadas, as injustificadas e as licenças para tratamento de saúde da pessoa e de pessoa da família, no total das ausências, também não deve ultrapassar o limite de 30 dias, no período de cinco anos.
Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB) em Feira de Santana, Indiacira Boaventura, têm professores que irão receber um montante de quase R$10 mil. “O anúncio do pagamento dos três meses de salário não deixa de não ser bem vindo dentro da categotia. São 813 professores contemplados. A gente acredita que vai melhorar a condição de vida dessas famílias".
Para os funcionários da Educação e professores, a Prefeitura de Feira de Santana vai liberar três meses de licença pecúnia. Já os demais servidores que deram entrada no processo de liberação até o mês de agosto serão beneficiados com um mês da licença.
O pagamento será feito em folha extra, o que implica num investimento na ordem de R$ 5,5 milhões em benefícios para os servidores municipais e educadores. O benefício será pago a 1.567 servidores, sendo 813 da Educação e 754 de outras categorias.


Por Williany Brito
(Com informações do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 24.09.2010

JN NO AR: CONFIRA OS ASSUNTOS ABORDADOS SOBRE FEIRA DE SANTANA


Na edição do dia 28 de setembro do Jornal Nacional, a cidade de Feira de Santana foi "sorteada" para receber a visita do jatinho do projeto "JN no AR". Todos se perguntavam: o que será que eles irão destacar sobre a segunda maior cidade do interior da Bahia?
Pois bem, seguem os assuntos abordados pelo JN no Ar, nesta quarta-feira (29), sobre a Princesa do Sertão:

Feira de Santana é um importante pólo rodoviário, com mais de 600 mil habitantes, com uma economia vibrante. Algumas empresas e características surpreendem a equipe nesta visita ao interior do Nordeste. Mas algumas carências já foram superadas por outras cidades deste porte. Feira de Santana tem hino e símbolo. A escultura lembra as tropas de burro do passado.
Hoje, o cruzamento de estradas faz de Feira de Santana o mais importante entroncamento rodoviário do Nordeste. O anel do contorno vive congestionado. A maior cidade do interior baiano tem o maior centro de abastecimento do Norte e Nordeste. É referência de comércio, educação e saúde para cerca de 70 cidades num raio de cem quilômetros.
O número de homicídios assusta: só neste ano, já aconteceram 294. O teatro e o centro de convenções esperam inacabados há quatro anos.
O shopping local vai crescer 30% e vai ganhar um hotel e um prédio comercial de 18 andares. As confecções representam um terço das indústrias. São 350 empresas, 7 mil empregos, e podiam ser mais. “As pessoas querem o trabalho, mas elas não estão preparadas para o trabalho”, explicou o empresário Luciano Portugal.
O museu de tecnologia tem um planetário moderníssimo. Com um ano e nove meses, já recebeu mais de 90 mil visitantes. Um monitor mostra as 160 antenas que oferecem internet de graça para 35 mil usuários da cidade.
O dono de transportadora Júlio Flávio Apolinário é, também, presidente do aeroclube, que não tem aeroporto onde voar. “O aeroporto foi interditado há um ano e oito meses aproximadamente por falta de segurança”, contou ele.
O pequeno terminal de passageiros já perdeu até os equipamentos básicos. Mas a maior ironia é que esta cidade sem aeroporto fabrica aviões!
Ao lado da pista desativada, o empresário Noé de Oliveira Souza monta pequenos aviões. Dois deles, projetados pelo próprio Seu Noé, que hoje está passando o negócio para o neto. “Já temos 20 aeronaves exportadas. Sendo que 16 estão nos Estados Unidos e quatro na Austrália”.
Mas a fábrica está ameaçada. A partir do ano que vem, novas regras vão proibir Seu Noé de produzir cinco dos seis modelos feitos na fábrica.
Convidado para levar a produção para os Estados Unidos ou para a Índia, o empresário de Feira de Santana diz que vai resistir. “Vou lutar para não sair do meu país. Vou fazer de tudo, vou correr atrás das autoridades que poderão reverter essa situação, para que eu possa ficar aqui”, contou ele.
Contrastes de uma cidade que cresceu e, hoje, mal cabe no verso dos repentistas.

Sobre a Bahia...
14,7 milhões habitantes vivem no estado mais populoso do Nordeste. “O que eu mais gosto do meu estado? Das festas, do carnaval, da alegria do povo baiano”, contou uma moradora.
É a primeira economia da região, fundamentada no setor de serviços. A renda média mensal de R$ 624 está abaixo da média nacional de R$ 1.003.
O acesso à rede de esgoto, 41%, é o segundo maior da região. A taxa de mortalidade infantil, 26,3, supera a média nacional, de 19,3. O índice de homicídios, 6,8%, também é maior que a média do país de 4,6%.
O mesmo acontece com o número de analfabetos. A Bahia tem 9,5 milhões de eleitores. (As informações são do JN no Ar)

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 29.09.2010

PROFESSORES AMEAÇAM MANIFESTAÇÃO DIA 30, CASO PREFEITURA NÃO CUMPRA ACORDOS


Acordos firmados entre o Governo Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), durante a greve deflagrada em maio deste ano, ainda não foram cumpridos. As reivindicações dizem respeito ao Plano de Cargos e Salários. Caso o município não se posicione, no dia 30 deste mês, os professores farão uma nova manifestação, às 9 horas, em frente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Ceaf).
De acordo com a diretora da APLB em Feira de Santana, Indiacira Boaventura, já foi feito um estudo junto com o secretário de Educação, José Raimundo. “Entregamos a planilha ao secretário (da Fazenda) Wagner Gonçalves , e estamos em processo de finalização aguardando a resposta do Governo em relação a essas mudanças”, contou a diretora.
“O que não pode é a cidade maior do interior da Bahia e ser a pior nos índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A valorização do magistério acontece quando se valoriza o ser humano, o profissional e depois as condições das escolas”, salienta Indiacira.
A expectativa do Sindicato é que o prefeito Tarcízio Pimenta chame os professores antes do dia 30. “Queremos uma resposta para que a gente realize uma assembléia explicando o resultado”, diz.
Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 24.09.2010